A novela Beleza Fatal deu seu adeus na última sexta-feira (20/3), após 40 episódios que mostraram como o streaming pode ser o novo lar das grandes tramas e como as vilãs podem conquistar corações, mesmo sendo, bem… vilãs! Camila Pitanga arrasou como a temida Lola, deixando os fãs grudados na tela para ver até onde ela iria com suas maldades.
Mas Lola não foi a única a deixar sua marca! A história da TV brasileira está repleta de vilões que, com sua malícia e carisma, se tornaram inesquecíveis e conquistaram o público – para o bem ou para o mal.
Quem não lembra da vilã imbatível Nazaré, interpretada por Renata Sorrah em Senhora do Destino? Ela não precisava de superpoderes; sua maldade e trama bem armada eram mais que suficientes para incendiar a novela.
E Flávia Alessandra, então, com a Cristina de Alma Gêmea? Ela conseguiu elevar o jogo da vilania a outro nível! Essas personagens, com sua habilidade de manipular e enganar, são apenas algumas das muitas que fizeram a plateia amar odiar cada um de seus passos.
Para relembrar essas figuras imortais da telinha, o portal Agora em Brasília reuniu os vilões que mexeram com nossas emoções, aqueles que sabiam como colocar fogo no parquinho, fingir a própria morte e mexer com a vida dos mocinhos de forma épica.
Não importa o quanto eles sejam cruéis – a verdade é que não conseguimos tirar os olhos da tela enquanto eles comandam o caos. E assim, o mal segue sua jornada, hipnotizando e conquistando ainda mais fãs. Porque, convenhamos: quem não ama um bom vilão?
Lola (Beleza Fatal)
Lola é uma mulher ambiciosa e determinada, disposta a lutar com todas as forças para alcançar seus objetivos. Vinda de uma família simples, ela sempre teve grandes sonhos. Um desses sonhos era abrir sua própria clínica de estética, um desejo que se concretiza quando ela se casa com Benjamin Argento.
Felix ( Amor à vida)
Felix (Mateus Solano) começou sua jornada como um vilão de dar medo, capaz de cometer as maiores atrocidades, incluindo até jogar sua sobrinha recém-nascida no lixo. Mas quem diria que esse personagem conseguiria virar o jogo? O público, que inicialmente não via a hora de vê-lo pagar por seus crimes, logo se viu torcendo por sua redenção. E a torcida foi forte! Felix foi ganhando aos poucos a confiança da família, se redimiu de seus erros e conquistou o perdão que parecia impossível. Para completar, ele teve um final de conto de fadas: ao lado de seu “carneirinho” e com o amor do pai, Felix finalmente encontrou a paz. Quem diria, não é? O vilão que começou como o maior pesadelo da trama agora é um dos personagens mais amados!
Cristina (Alma Gêmea)
Ela é a principal vilã da história, movida por sua ambição desenfreada. Seu maior desejo é enriquecer e se casar com Rafael (Eduardo Moscovis) a qualquer preço. Nunca aceitou a riqueza de Luna (Liliana Castro) e, após a morte da prima, toma posse da casa sob a justificativa de ajudar Rafael a criar o filho, Felipe (Sidney Sampaio).
Carminha (Avenida Brasil)
Avenida Brasil (2012) foi um verdadeiro fenômeno da TV brasileira, e muito desse sucesso se deve à sua vilã inesquecível, Carminha, interpretada por Adriana Esteves. Casada com o jogador de futebol Tufão (Murilo Benício), ela se dividia entre um comportamento doce e um lado maldoso e traiçoeiro. Carminha fez de tudo para esconder suas falcatruas, desde levar o amante Max (Marcello Novaes) para morar com ela e o marido até forjar seu próprio sequestro em busca de dinheiro. Mas o grande destaque da trama foi o confronto épico entre Carminha e Nina (Débora Falabella), ou melhor, Rita, que garantiu muitos momentos de tensão e adrenalina, deixando os fãs completamente viciados.
Bia Falcão (Belíssima)
Interpretada por Fernanda Montenegro, Bia Falcão, de Belíssima (2005), é uma vilã sem escrúpulos. Ela se torna madrasta dos filhos de Stella Assumpção, fundadora da marca Belíssima, e não tem nenhum instinto materno. Rica e elitista, Bia despreza os menos favorecidos e fará de tudo para manter seu poder na empresa, sem se importar com as consequências.
Flora (A Favorita)
Quem lembra de A Favorita (2009)? Se você assistiu, com certeza se recorda de Flora (Patrícia Pillar), a principal vilã da trama. No começo, ela parece até ser uma pessoa boa, parte de uma dupla sertaneja com Donatela (Claudia Raia). Mas, conforme a história se desenrola, descobrimos que Flora mantinha um caso com o marido de Donatela, Marcelo (Flávio Tolezani), e as coisas começam a sair do controle.
Ao longo da novela, Flora assume totalmente seu lado vilão, se revelando uma psicopata capaz de matar outros personagens e até envenenar seu próprio pai. Esses atos chocantes só aumentam o ódio dos espectadores por ela.
Nazaré Tedesco (Senhora do Destino)
Para fechar com chave de ouro a lista das vilãs brasileiras, não podemos esquecer de Nazaré Tedesco, a icônica personagem de Senhora do Destino (2004), vivida por Renata Sorrah. Se você ainda não assistiu à novela, é quase impossível não ter visto Nazaré viralizando em memes pela internet – aquela mulher confusa, cercada de contas, sabe? Ela é pura maldade e autoestima nas alturas! Entre seus feitos memoráveis, estão o roubo do bebê de Maria do Carmo (Susana Vieira), assassinatos de cair o queixo (como empurrar pessoas escada abaixo) e, claro, seu hábito de se autoelogiar na frente do espelho. Sem dúvida, Nazaré se tornou uma das vilãs mais amadas e inesquecíveis da TV!